setembro 10, 2019

Quero ser comissário de voo, por onde começar?



Durante muitos anos sonhei com aviação, mas até então era uma coisa muito distante da minha realidade e difícil de conseguir realizar. Foi só depois da visita da minha amiga Erica (comissária de voo) aqui em Curitiba há alguns anos que eu fiquei com ainda mais vontade de entrar nesse mundo. Logo depois disso veio um período onde minha vida mudou completamente, eu bati o martelo e decidi que era aquilo, que eu ia lutar pra realizar esse sonho e comecei a pesquisar escolas de aviação em Curitiba. 
Então vamos à jornada:

Aqui na cidade tem quatro escolas diferentes, a CWB, Aeroclube, Aeroluma e Drakon. Depois de pesquisar sobre cada uma, pesar na balança (bem librianja) eu escolhi a Drakon escola de aviação - e não poderia ter escolhido melhor! Além de a escola ter uma ótima infraestrutura e professores excelentes, as formas de pagamento são muito boas e realmente, só não faz quem não quer.
  • Sendo assim (o primeiro passo já ficou bem óbvio, né?!), o segundo passo foi pesquisar entre as escolas e escolher uma. O terceiro foi a matrícula.
É engraçado que quando a gente entra pra esse mundo, tudo na vida começa a mudar, e você precisa tomar tantas outras decisões que da vontade de desistir, mas como eu já disse, uma vez que você bate o martelo não tem volta!

Logo que fazemos a matrícula na escola é dito que precisamos fazer pra ontem o CMA (Certificado Médico Aeronáutico), que é nada mais nada menos que uma série de exames para comprovar que estamos aptos a exercer a profissão de aeronauta. Em Curitiba (até onde eu saiba) existem três clínicas que fazem o CMA - na matrícula é explicado certinho e indicado alguma clínica conveniada.

Feito isso, meus amigos eu só digo uma coisa: estudem! Não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário dedicação!

E, não é com a formatura que acaba a batalha, ela só estava começando. Para poder participar dos processos seletivos das companhias aéreas brasileiras precisamos ter a licença que se chama CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) e pra conseguir ela é preciso passar na banca da ANAC.

Durante todo o curso somos preparados para esse momento, a famigerada banca da ANAC! E eu tenho certeza de que se você estudou a prestou atenção nas aulas vai tirar de letra.

Com a aprovação na banca e o CCT em mãos, você já pode começar a se inscrever para as seleções das companhias aéreas brasileiras - que é a pior parte e vai ficar para um próximo post onde quero falar só sobre as seleções passar dicas, o que acham?!

Vamos ao Checklist:

( ) É isso que eu quero pra minha vida?
( ) Pesquisar escolas de aviação na sua cidade;
( ) Fazer a matrícula na escola;
( ) Ir atrás do CMA;
( ) Estudar, estudar, estudar!
( ) Banca da ANAC;
( ) Estudar, estudar, estudar!
( ) Seleção das cias aéreas.

De toda essa jornada tirei uma lição muito valiosa: tudo acontece quando tem que acontecer, quando a gente está maduro e preparado para isso. Tenho certeza de que se eu tivesse entrado pra esse mundo quando eu queria e não quando era pra ser, eu não teria dado muito valor e com certeza teria me perdido no caminho. Sendo assim, seja lá qual for o seu sonho: não desista!



Até a próxima!

XX,


Vick Silva

0 comentários:

Postar um comentário