março 28, 2020

Dolce Far Niente


Na última semana estava procurando filmes para assistir e despretensiosamente acabei vendo dois filmes onde parte deles se passa na Itália, o que me fez observar muito as cenas que se passam no país - é impossível não compara-los com o momento que estamos vivendo na história do mundo. 
Muitas vezes deixamos de querer conhecer lugares lindos por apenas ficarmos presos a velhos desejos.

Um dos filmes que assisti, e que é um de meus favoritos, foi “Comer, Rezar, Amar”, e ele nunca chamou tanto minha atenção como agora. É triste pensarmos que aquelas cidades lindas hoje em dia estão vazias, sem pessoas na rua, sem perspectiva de crescimento e com mais mortes a cada dia. Como só prestamos atenção no lugar quando esse tipo de catástrofe acontece!

Uma das grandes lições do filme, na minha opinião, é a frase “dolce far niente” que simplesmente significa “a arte de não fazer nada”. Quantas vezes nos pegamos na correria do dia a dia e deixamos de apreciar momentos como um cafezinho, uma taça de vinho ou até mesmo um chocolate? Porque não desacelerar um pouco, apreciar momentos, aprender a não fazer nada e mesmo assim estar bem? É como estar sozinho sem se sentir sozinho, uma arte que poucos sabem apreciar.

O outro filme foi “Cartas para Julieta”. Confesso que eu nunca tinha visto e fiquei completamente apaixonada por Verona e Siena. Doeu o coração ver um povo tão feliz e hospitaleiro e pensar que hoje em dia tudo está de portas fechadas, que as pessoas estão infelizes e que não há nada que se possa fazer. 

Uma grande lição que aprendi foi: não devemos esperar o momento certo para tomar uma decisão, não devemos adiar a nossa felicidade e muito menos nos conformarmos com a vida que temos, tudo passa tão rápido. A vida é curta, aproveite!

Esses dias na quarentena tem me deixado bem reflexiva e me fizeram mudar vários rumos da vida, além de decisões e roteiros de viagem. 

Se eu posso dar um conselho para vocês é esse: desacelera, observa ao seu redor, desliga um pouco a TV, sai das redes sociais, aprecia um bom filme, bebe um bom vinho, come um brigadeiro, leia um livro... São essas “pequenas” coisas que nos ajudam a superar momentos ruins.

 Até a próxima!

XX,

Vick Silva




0 comentários:

Postar um comentário