abril 01, 2020

AS COISAS QUE VOCÊ FAZ


Não sei em que temporada da série "Mom" isso aconteceu, mas sabe aquelas coisas que ficam na sua cabeça? Então... esse episódio foi uma delas.

No episódio em questão, Christy troca de sponsor no alcoólicos anônimos - aquela pessoa que você procura quando tem uma recaída, ou quando está prestes a ter uma... - não entendo muito do termo, por isso se eu estiver errada, peço que me corrijam - e Nora, a escolhida, é dura na queda. 
Sem vitimismo, assume as rédeas da própria vida e ensina Christy a fazer o mesmo, especialmente nas questões que envolvem o relacionamento problemático que a moça tem com Bonnie, sua mãe.
"Foda-se que a Bonnie foi grossa com você! Pare de criar expectativas sobre as atitudes de sua mãe e faça você o que você esperaria que ela fizesse" diz Nora, com firmeza.
E isso em todas as reuniões do AA. Christy reclamava, e era isso que ouvia.

"Sua mãe foi grossa de novo? Então faça algo legal, como lavar a roupa dela. Mas não fique tirando vantagem dizendo que foi você, apenas faça, de coração". E era o Christy fazia.
Nem passou pela cabeça de Bonnie que sua filha estivesse fazendo essas coisas. Ela apenas achou que todas as coisas legais e prestativas estivem sendo feitas por Adam, seu noivo - pra gente ver em que nível estava a relação das duas.

Eu não assisti o episódio seguinte para descobrir se Bonnie descobriu a verdade, mas tem importância? A lição que ficou comigo foi o suficiente.
Não esperar que a outra pessoa em nossa vida preencha a nossa caixinha de expectativa. A gente ama quem está com a gente por quem a pessoa é, e não por quem esperamos que ela/ele seja.
Dê o exemplo de uma boa conduta. Aprenda a conversar e dizer o que te incomoda. E o mais importante, aprenda a ouvir.

No final do episódio, uma Christy bem chateada diz para Nora: "é, você me fez aprender a amar minha mãe, e agora ela vai casar e me deixar".
Gente, vamos dar valor enquanto ainda temos a pessoa conosco. Já pensou que barra passar por isso?

0 comentários:

Postar um comentário